. As novidades em relação á Marinha dos Estados Unidos continuam. Quase um ano atrás, o testemunho de um piloto de caça da Marinha sobre encontros com aeronaves não identificadas a voar em espaço aéreo restrito na costa leste dos E.U.A, inundou os noticiários de vários países do mundo.
Nos meses que se seguiram, alguns detalhes adicionais sobre esses encontros foram revelados, e enquanto isso acontecia, o site War Zone montava os elementos básicos do caso para poder explicá-los. O que ainda faltava aos pesquisadores era alguma documentação oficial da Marinha falando sobre esses encontros. Agora isso mudou e podemos conhecer o que os relatórios descrevem sobre o que ocorreu ou não na ocasião dos eventos. O site "The War Zone" obteve os oito relatórios da Marinha, por meio de uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) ao Centro de Segurança Naval. Sete deles envolvem caças Super Hornets F/A-18E/F e ocorreram entre 2013 e 2014, num espaço aéreo ao largo da costa da Virgínia e da Carolina do Norte, conhecida como área de alerta do W-72. O oitavo incidente ocorreu em 2019, e envolveu um EA-18 Growler que voava numa parte diferente do Oceano Atlântico, na costa de Maryland, chamada área de alerta W-386. O oficial da FOIA que lidou com o pedido do site disse que esses eram os únicos oito relatórios no Sistema de Segurança Ativado pela Web (WESS) e Sistema de Relatório de Perigos (WAMHRS) para lidar com encontros da aviação naval com objetos não identificados, balões e outros objetos semelhantes em qualquer lugar. O WESS é um sistema online de relatórios e recuperação de dados para acidentes e ferimentos pertencentes aos membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e da Marinha. Já o WAMHRS é um banco de dados centralizado de computadores, que deve conter todos os relatórios de acidentes e incidentes de voo que as unidades de aviação da Marinha arquivam no Centro de Segurança Naval.
(Mapa do espaço aéreo da costa central do Atlântico dos Estados Unidos, mostrando os locais dos incidentes)
. O relatório mais antigo do conjunto fala sobre um incidente de 27 de Junho de 2013, no qual um Super Hornet do esquadrão Strike Fighter 11 (VFA-11) que teria encontrado uma "aeronave de cor branca e aproximadamente do tamanho e forma de um drone ou míssil. Embora a tripulação tenha visto a aeronave em questão, o Super Hornet e a Estação Aérea Naval Oceana, com sede na Virgínia, não a rastrearam por radar. Dois outros relatórios incluíram detalhes semelhantes sobre um alvo estacionário ou quase estacionário. Durante um evento relacionado que ocorreu em 27 de Abril de 2014, a tripulação do caça descreveu o encontro como uma "quase colisão no ar com um objeto semelhante a um balão" - que é uma primeira descrição da aeronave que referiram os autores. No entanto, nenhum detalhe sobre o operador do balão foi incluído no relatório. O que vemos é que se está delinear uma política de muito maior abertura quanto aos OVNIs e as suas implicações para a segurança de voos tanto militares quanto civis.
Se vamos progredir no assunto de forma a se ligar os objetos diretamente a extraterrestres, é algo difícil de se garantir, mas tudo indica que essa não é uma possibilidade fora do horizonte, algo que há muitos anos não vemos acontecer.
Assista ao documentário abaixo sobre o assunto:
Fonte: The War Zone
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