. Segundo uma matéria publicada pelo editor do portal Mysterious Universe, Paul Seaburn, há algo de misterioso acontecer na Argentina. De acordo com o portal, a Argentina é um hotspot de OVNIs, e a localidade de Berisso, é um foco ufológico dentro da província de Buenos Aires.
Como em muitos outros países, as autoridades demoram a responder aos avistamentos e muitas perguntas permanecem sem resposta. É por isso que um relatório recente sobre sons misteriosos e sobre um avistamento de Ovni em Berisso no dia 10 de Agosto de 2020, foi mantido anónimo pelo site UFO-Community.com.
"Eu sou de Berisso, província de Buenos Aires, Argentina. E como muitos moradores da cidade, acordei pouco depois da 01:00h com um som estranho. A princípio pensei que fosse um carro de um vizinho a chegar ou a sair de casa", relatou uma das testemunhas que pediu o anonimato. Ainda segundo a testemunha, "o barulho continuou e era irritante o suficiente para não me deixar dormir mais do que cinco minutos de cada vez". Irritada, levantou-se foi até á varanda e descobriu que o som irritante não era de uma tempestade, mas parecia vir de um terreno baldio próximo ao cemitério do parque Berisso. No entanto, antes que ela pudesse identificá-lo melhor, algo surgiu no céu. "Atrás das nuvens um objecto oval, azul claro e brilhante. Nunca tinha visto nada parecido. Um calafrio percorreu o meu corpo de ponta a ponta, começando pela nuca, e tive a sensação de que, de alguma forma, eles também me viram", revelou a autora do relato. Durante o tempo que ele ficou suspenso no céu, a testemunha disse que não conseguiu se mexer para procurar o telemóvel. "Foi como se tivesse ficado paralisado. Nunca na vida me senti senti tão observado" referiu. Não há nenhuma foto ou vídeo mas relatos na mídia social local indicam que outras pessoas em Berisso ouviram o barulho e postaram uma gravação.
Essa não foi a primeira vez que ruídos estranhos são ouvidos em Berisso. O site Info Berisso entrevistou Diego Bagú, director do Planalto do observatório Astronómico La Plata (UNLP), em Maio, sobre outro incidente. "Não posso dizer o que é porque não sabemos ao certo o que o causa. Eu vi vídeos e realmente chamam atenção. Há um consenso do ponto de vista científico de que esses sons vêm da atmosfera: mudanças de pressão estão a ocorrer na alta atmosfera e isso produz grandes volumes de gás que se movem gerando um som, mas não sabemos ao certo o que pode estar a causar isto". Bem, no Brasil também houve o mesmo fenómeno, na ocasião, a explicação dada foi que se tratava de um fenómeno chamado "Skyquake" ou terramoto no céu. "A teoria mais aceitável diz que esse tipo de fenómeno se deve á colisão de massas de ar na atmosfera, por causa de variações bruscas de temperatura, que influenciam assim o movimento do ar".
Explicados os estranhos sons, o que se sabe sobre o ovni? Muitos dizem que essas estranhas luzes poderiam estar ligadas á Yacimentos Petrolíferos Fiscales (YPF), grande empresa de energia argentina com uma instalação na região. A empresa nega que tenha algo a ver com os sons ou com o ovni.
(Uma das plantas da petrolifera estatal YPF)
No entanto, em Agosto de 2018 o site United UFO Field Researchs relatou outro ovni sobre Berisso, quando a testemunha John Naumovich viu a passagem de um estranho objecto voador seguindo direcção ao Rio da Prata. O artefacto, que tinha luzes vermelhas, amarelas e brancas, seguia em velocidade moderada e altura regular, com um formato que "lembrava uma bola de rugby". Isso chamou a sua atenção durante a sua passagem que durou um minuto até que Naumovich o perdesse de vista.
Estariam os ovnis conectados á YPF, apesar das suas negações? Serão drones ou ovnis inexplicáveis que frequentemente são vistos em toda a América do Sul em instalações de energia e de mineração? Governos negam assim como militares, especialmente quando se trata de ovnis e possível contacto extraterrestre. Seria esse o caso de Berisso?
Fonte: Mysterious Universe