O actual sistema de instalações possui uma capacidade total de prateleira de mais de 2 quilómetros. Após catalogar as doações recentes, a biblioteca incluirá mais de 20.000 títulos / edições sobre fenómenos anómalos de todos os tipos, 50.000 edições de revistas, meio milhão de recortes, mais de 50.000 relatórios europeus originais de OVNIs, 4.000 cassetes de áudio (C60, C90, C120), algumas cassetes audiovisuais de 2.000 VHS e outras 500 fitas de áudio bobina a bobina.
O núcleo das colecções tem vindo a ser fornecido por 'ufologistas' - pessoas especializadas no estudo de objectos voadores não identificados (OVNIs) . Por isso a sua reputação internacional foi sendo construída entre (1973-2013) como Arquivos para pesquisa de OVNIs , sob a sigla AFU .
Por decisão do conselho da AFU , em Abril de 2013, adotou-se o novo nome Arquivos para o inexplicável , mas ainda continua sob a antiga e bem conhecida sigla AFU.
AFU opera em dez (10) instalações numa área residencial perto do centro de Norrköpi. Por falta financiamento ainda não foi possível alugar ou comprar uma única instalação, evitando assim muitas transferências entre locais diferentes.
A AFU recebeu e cuidou de centenas de (grandes e pequenas) colecções de todo o mundo. Se você é um coleccionador do paranormal, ou um pesquisador em qualquer área relacionada a assuntos paranormais, considere fazer uma doação ou deposição, agora ou mais tarde, dos seus materiais à colecção da AFU. As suas pesquisas e ideias serão mantidas para futuros pesquisadores por meio de catalogação, pedido (se necessário) da sua correspondência, recortes, fotos ou outros itens.
O cofundador da AFU especialista nos movimentos suecos de OVNIs e teosofia.
Presidente da UFO-Suécia Anders Berglund com os arquivos históricos da UFO-Suécia
Fonte: http://www.afu.se/afu2/