sábado, 10 de dezembro de 2011
O OVNI DA CATEDRAL
. 5 Setembro de 1979, zona de Castillo de San Sebastián, Campo del Sur, Cádiz, Espanha.
. No ano de 1979 ocorreu um caso que permanecerá na história da ufologia espanhola, um caso que sucedeu na grande onda ovni na Andalucía na década de 70. Uma potente luz alaranjada percorria todo o Campo del Sur.
Tudo se passou entre as 23:30h e as 23:45h da noite, quando pela zona de Castillo de San Sebastián e de La Caleta, apareceu uma estranha luz de cor laranja no céu e que foi vista por centenas de pessoas. Era uma luz que aparecia e desaparecia, e não dava para perceber do que se tratava. A visibilidade e a invisibilidade eram constantes, tanto assim que durou vários minutos. Segundo as testemunhas da época, a estranha luz tinha uma aparência circular, e a sua luminosidade aumentava e diminuía. Alguns chegaram mesmo a dizer que o seu brilho chegava a atingir uns 40 metros de diâmetro. A luz tanto aparecia pela La Caleta como pela zona da Catedral. Alguns diziam que a luz se submergia pelas águas adentro cada vez que mudava de lugar, outros diziam simplesmente que se deslocava pelo ar. As pessoas não acreditavam no que estavam a ver, e alguns cidadãos chamaram mesmo a polícia e comunicaram ao Diário de Cádiz que era naquele tempo o mecanismo de informação. Estes mandaram dois jornalistas e um fotógrafo para averiguar melhor o caso e tentar fotografar essa estranha luz laranja. Depois de chegarem ao local, fixaram-se na zona da Catedral e passados alguns momentos, a luz voltou a aparecer. O então fotógrafo Ángel Movellan, teve a oportunidade de fotografar o estranho fenómeno luminoso que pairava no céu da cidade, ficando assim imortalizado no jornal da época. Curiosamente no dia seguinte, formou-se na cidade uma grande tempestade eléctrica.
. O que aconteceu com o negativo da fotografia tirada por Ángel Movellán?
. Quando a fotografia foi revelada, Movellán não acreditava no que via. Ele pensou que tinha fotografado uma grande luz com um enorme brilho , mas nada mais. No entanto, na fotografia podia-se observar que esta tinha uma forma circular e que possuía outras quatro luzes mais pequenas na sua periferia.
. Foto original da estranha luz que pairou sobre a cidade.
. Foto alterada com cor laranja.
Os cépticos acharam que realmente o que Movellán fotografou foi o reflexo das luzes da via pública reflectidas nas nuvens. Movellán decidiu então, mandar para Madrid o negativo original da foto, para que este pude-se ser analisado detalhadamente afim de tentar descobrir algo mais acerca daquela misteriosa luz. Mas o problema é que nunca mais chegou a receber qualquer resultado da análise. A entidade que se encarregou da análise simplesmente comunicou a Movellán, que já tinha mandado o resultado e o negativo pelo correio. Mas não foi bem assim, Movellán nunca recebeu nada. Alguém actuou para que esse negativo nunca viesse a público. Sendo assim, só ficou a cópia do jornal com muito menos detalhes que o original, e o caso ficou aberto até aos dias de hoje á espera de que por fim o negativo original seja revelado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário