Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 21 de outubro de 2017

EXOLIFE FINDER - O NOVO TELESCÓPIO PARA PROCURAR VIDA EXTRATERRESTRE



. O ExoLife Finder (ELF), cujo nome poderia ser traduzido como Detector de Vida Extraterrestre, é um novo projecto da Planets Fundation, que procura directamente vida alienígena em exoplanetas próximos do nosso Sistema Solar. Para isso foi lançada recentemente uma campanha, via Kickstarter, para construir uma parte vital desse telescópio. O objectivo final é que seja construído no Deserto do Atacama, no Chile, considerado um dos melhores lugares do mundo para pesquisa astronómica de ponta.

A campanha de financiamento destina-se a construir o protótipo de um atuador do espelho do telescópio, que terá 16 espelhos circulares produzidos via impressora 3D, cada um com 5 metros de diâmetro. Assim, conseguirá colher a luz de sistemas solares distantes, e irá medir quando pronto, 25 metros de diâmetro. O ELF será sensível o suficiente para obter imagens de exoplanetas distantes até 25 anos luz da Terra. O primeiro alvo do revolucionário telescópio já foi escolhido, e será Proxima b, planeta semelhante á Terra em órbita de Próxima Centauri, a estrela mais próxima do nosso sistema a cerca de 4,2 anos luz de distância.

O ELF será o primeiro telescópio capaz de obter imagens de oceanos, continentes e mesmo vida em exoplanetas próximos, de acordo com a Planets Fundation. Ele ainda será capaz de detectar a assinatura de energia de actividade biológica, como elementos químicos nas atmosferas de mundos alienígenas que sejam indicativos da presença de vida, como água, oxigénio, metano e ozónio, e poderá até mesmo identificar na superfície desses mundos os pigmentos de actividade de fotossíntese. A actual campanha do Kickstarter está na metade do valor para conseguir a sua meta. Caso esta parte seja bem sucedida, no próximo ano a Planets Fundation pretende lançar outra campanha, a fim de financiar todo o telescópio, em valor estimado em 130 milhões de dólares. Caso a campanha seja bem sucedida, serão necessários cinco anos para construir o ExoLife Funder. A equipa afirma: "Só poucos meses após o ELF estar concluído é que saberemos se existe vida em Proxima b".

Para saber mais sobre este projecto revolucionário visite o site oficial da Planets Fundation em: https://www.planets.life/







Sem comentários:

Enviar um comentário