Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

QUATRO NOVOS EXOPLANETAS ENCONTRADOS A 12 ANOS LUZ DA TERRA


. Tau Ceti é uma das estrelas mais próximas do Sol, com uma distância de 12 anos-luz, e muito semelhante a ele, sendo classificada como uma anã amarela do tipo G, com 0,78 da massa do Sol e metade do seu brilho. Desde 1988 várias observações com o método de velocidade radial, que mede o efeito na estrela produzido pela gravidade de algum planeta próximo, já haviam descartado a presença de grandes planetas gasosos a distâncias similares á de Júpiter. Um estudo em 2012 já havia apontado a possibilidade de cinco exoplanetas, dois na região habitável, e um estudo mais recente acaba de ser divulgado. Liderado  por Fabo Feng, da Universidade de Hertforhire, ele será publicado no Astronomical Journal.
Foram quatro os exoplanetas candidatos localizados graças á sua influência gravitacional. Tau Ceti tem uma órbita que se completa em 20 dias terrestres, h em 49,3 dias, e em 160 dias e f em 600 dias. Os dois primeiros têm massas aproximadamente iguais a 1,7 massas terrestres, e esse valor para o mais externo é de 3,9, sendo todos classificados como super-Terras. Tau Ceti orbita e na borda interna da região habitável, e f na borda externa, onde as temperaturas na superfície dos mundos permitiriam a existência de água líquida. Porém, os astrónomos encontraram evidências de que Tau Ceti está cercada por um enorme campo de detritos ou asteróides, o que pode resultar em impactos frequentes na superfície dos seus planetas, dificultando ou até impossibilitando a existência de vida.
Mesmo assim a descoberta reveste-se de uma tremenda importância, pois comprova o desenvolvimento científico e tecnológico traduzido na precisão com que os instrumentos conseguem medir a diferença no movimento de estrelas distantes. Além disso, novas técnicas de processamento conseguem distinguir entre a actividade na superfície da estrela e o efeito gravitacional de um planeta ainda não descoberto, permitindo que esses achados sejam confirmados com maior facilidade. A equipa responsável pela descoberta em Tau Chi utilizou a procura de pela Velocidade Radial Altamente Acurado (HARPS) do telescópio de La Silla no Chile. Outro instrumento semelhante utilizado foi o sinal Hires, instalado no telescópio Keck no Havai. Aplicando software e técnicas sofisticadas eles foram capazes de medir variações no movimento da estrela da ordem de 30 centímetros por segundo.



. CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DE DESCOBRIR MUNDOS ANÁLOGOS Á TERRA.

. Dessa maneira concluíram que eram quatro os exoplanetas e puderam estimar com igual precisão as suas massas. O grau de evolução dos instrumentos e das técnicas de observação levaram os cientistas a estimar que em poucos anos conseguiram medir deslocamentos de até 10 centímetros por segundo, limite considerado ideal para medir a influência gravitacional de planetas do tamanho da Terra. Assim, dentro de pouco tempo uma nova revolução na ciência exoplanetária irá acontecer, quando podermos encontrar planetas não só semelhantes em tamanho ao nosso, mas também situados na região habitável das suas estrelas. Neste momento com uma estimativa de 100 biliões de planetas só na Via Láctea, as perspectivas são muito animadoras...





Sem comentários:

Enviar um comentário