Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 21 de setembro de 2013

NASA FINANCIA PROGRAMA QUE AJUDARÁ ASTRÓNOMOS A DESCUBRIR MUNDOS EXTRATERRESTRES


. A NASA anunciou recentemente que vai financiar um novo programa que ajudará os astrónomos amadores a detetarem exoplanetas fora do nosso sistema solar.
O programa chamado OSCAAR ou (Open Source Differential Photometry Code for Amateur Astronomy Research), permitirá aos astrónomos descobrir planetas alienígenas mediante a observação de estrelas brilhantes e o registo do seu brilho causado pelos planetas que orbitam ao seu redor.
Brett Morris, investigador associado no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Mariland, diz que a partir da missão Kepler da NASA, sabe-se que há milhares de exoplanetas. Estes planetas candidatos foram descobertos ao observar o brilho de milhares de estrelas no tempo. Segundo Morris, que também é o principal desenvolvedor do programa OSCAAR, certos planetas alienígenas estão alinhados de tal maneira que quando passam pela frente de uma estrela, bloqueiam só uma pequena quantidade de luz dessa estrela. Se medirmos o brilho da estrela com o tempo, irá mudar entre um, dois ou três por cento, e pode ser medido pelos detetores que muitos astrónomos amadores e pequenos observatórios nas instituições académicas já têm.

 

. Brett Morris utilizando OSCAAR no Observatório da Universidade de Mariland.

. Segundo a NASA, os astrónomos amadores que queiram fazer parte do programa precisam ter um telescópio equipado com um detetor de luz eletrónica chamada de dispositivo de carga acoplada ou CCD, e um software capaz de ler a saída do CCD com um oredenador que execute os sistemas operativos como o Windows7 ou superior, Mac OS X 10.6 ou superior, Ubuntu 12 ou superior e Linux.
OSCAAR ajudará as pessoas a detetar principalmente exoplanetas do tipo Júpiter, pois como são planetas grandes o seu movimento rápido ao redor das suas estrelas é suficiente para ser detetável. Não quer isto dizer que o programa traga resultados inovadores, no entanto as observações podem ser satisfatórias sabendo que se podem descobrir e observar novos planetas, para isso basta gostar de fotometria.




Sem comentários:

Enviar um comentário