Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 11 de agosto de 2012

SONDA CURIOSITY POUSA EM MARTE EM BUSCA DE VIDA EXTRATERRESTRE


. A sonda Curiosity da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), pousou com sucesso no passado dia 5 de Agosto (2012), no interior da cratera de Gale em Marte. A viagem durou mais de 8 meses e após desembarcar na superfície da planeta vermelho, o robô Curiosity entrou em contacto com a Terra. Apesar da precisão da operação, a confirmação do pouso só ocorreu 13 minutos e 40 segundos depois, tempo necessário para que os sinais enviados pelo robô ao satélite Mars Odyssey Orbiter percorressem os 250 milhões de quilómetros que separam Marte da Terra. A cratera de Gale tem 154 km de diâmetro e esta missão tem como função, estudar detalhadamente o planeta na possibilidade de encontrar vestígios de vida. A fase mais difícil da missão foi a descida pela atmosfera do planeta, a que foi baptizada de " os 7 minutos de terror ". Atraída pela gravidade do planeta, a cápsula desceu vertiginosamente a uma velocidade de 20 mil km/h, e dez minutos depois, teve que reduzir a velocidade da queda para 1400km/h. A brutal desaceleração contra a atmosfera elevou a temperatura frontal da cápsula para mais de 1600 graus, o suficiente para incandescer a blindagem térmica que protegia o jipe robô. Quando a cápsula atingiu os 11 km de altitude, o para-quedas supersónico foi aberto, reduzindo ainda mais a velocidade. O conjunto continuou a perder altitude e quando atingiu os 8 mil metros, o computador de bordo ordenou a ejecção do escudo térmico que protegia a nave do calor escaldante da reentrada. Aos 1600 metros do chão, o altímetro-radar enviou o último sinal que desprendeu o conjunto cápsula para-quedas. Nesse instante o jipe robô e o seu guindaste continuaram a descida, freados por um conjunto de retrofoguetes. Quando estavam a poucos metros do solo, o guindaste espacial manteve-se equilibrado graciosamente com auxílio de 4 cordas de nylon, que baixou o jipe robô e permitiu que as rodas tocassem a superfície da cratera suavemente.


. Cratera Gale.


. O robô Curiosity.


. Na ampliação desta imagem vê-se a cápsula a ser transportada pelo pára-quedas pouco antes de aterrar na cratera.

. CURIOSITY ENVIA AS PRIMEIRAS FOTOS.




. O veículo tem um sistema de geração de energia diferente de outras missões, que conta com geradores de plutónio que têm capacidade de fornecer calor e electricidade de pelo menos 14 anos de emissão. O robô está equipado com ferramentas que podem entre outras coisas, perfurar rochas e recolher amostras de solo. O veículo deve executar a primeira fase da sua missão em 98 semanas, mas a expectativa é que continue por cerca de uma década. De salientar ainda que esta missão custou nada mais, nada menos que US$ 2,5 biliões, uma quantia exorbitante ao meu ponto de vista.


. Acima o vídeo representa as simulações da missão.


. Neste vídeo a equipa da NASA em Pasadena, na Califórnia, celebra com gritos e abraços o sucesso inicial da emissão.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário