Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 9 de novembro de 2019

COLECÇÃO MACIÇA DO ACERVO UFOLÓGICO DE STANTON FRIEDMAN ESTÁ A SER CATALOGADA


(Foto do acervo de Stanton Friedman)

O enorme acervo de documentos, registos, fotos e correspondências acumulados pelo famoso ufólogo Stanton Friedman ao longo dos seus épicos 60 anos de pesquisas sobre o Fenómeno OVNI está a ser catalogado por arquivistas profissionais, no Canadá. Friedman faleceu em Maio passado e já havia doado todo o seu acervo ufológico para os registos públicos canadenses. De acordo com um relatório da página Motherboard, o protejo começou em Janeiro deste ano, quando funcionários do Arquivo da Província de New Brunswick, onde Friedman morava, ouviram que o icónico advogado das causas dos discos voadores anunciara a sua aposentadoria. Então perguntaram se ele doaria sua colecção de material ufológico ao arquivo da cidade, para que fosse preservado, e ele concordou com a proposta.
Como se poderia esperar, a quantidade de material colectado por Friedman nos últimos 60 anos é enorme, e foram necessários cinco furgões para transportar as cerca de 300 caixas de papelada, que foram entregues ao escritório do Arquivo Provincial. Espera-se que mais arquivos cheguem nas próximas semanas ou meses. A arquivista Joanna Aiton-Kerr disse à rede de notícias CBC que, se alinhassem todo o material que receberam até agora, ele atingiria impressionantes 60 metros.
Ao receber os documentos, os arquivistas logo perceberam que têm uma tarefa bastante assustadora, pois Friedman nunca havia organizado a sua colecção de arquivos. "Podemos encontrar uma única página de uma carta ou documento numa pilha, e uma segunda em algum lugar do outro lado da sala, dobrada num livro e assim por diante",  disse Joanna ao Motherboard. Como o material de Friedman constitui milhares de páginas e esse não é o único protejo de catalogação em andamento no local, a arquivista alertou que pode levar algum tempo até que eles terminem de classificar todos os arquivos, documentos e cartas contidos na colecção.


(Uma das fotos incluídas nos registos de Stanton Friedman parece mostrar vários objectos inexplicáveis flutuando sobre vacas num campo).


( Uma das milhares de cartas da colecção de Stanton Friedman. Este afirma incluir um "fragmento" de Roswell, Novo México.)

Segundo Joanna, os funcionários do Arquivo da Província passam um dia por semana - o que eles chamam de "sextas-feiras Friedman" - trabalhando no projecto. Para se ter uma ideia de quanto tempo o trabalho de organização da colecção pode levar, ela estimou que, no ritmo actual, talvez seja preciso uma década até que todo o material esteja disponível ao público. E, mesmo que eles tivessem acesso a dois arquivistas em tempo integral para se concentrarem apenas na colecção - algo que parece mais um sonho do que uma possibilidade genuína. Ela declarou, que ainda seriam necessários três ou 4 anos para o trabalho ser concluído.O projecto ganhou um significado especial adicional, além da natureza única da colecção, após o falecimento de Friedman. "Definitivamente, sentimos a pressão para disponibilizá-lo o mais rápido possível, mas também queremos fazer o trabalho correctamente", disse Joanna. Para esse fim, a organização dos trabalhos será concluída e, quando concluída, sem dúvida será a maior colecção de material ufológico já catalogada por arquivistas profissionais, e um tributo verdadeiramente adequado ao homem que será sempre lembrado com carinho por muitos, como um dos pais da Ufologia Moderna.



Fonte: https://www.coasttocoastam.com/



Sem comentários:

Enviar um comentário