Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 5 de julho de 2014

ENCONTRADO NOVO EXOPLANETA CAPAZ DE SUSTENTAR VIDA


. A descoberta de exoplanetas já se tornou algo rotineiro na astronomia e até mesmo mundos capazes de sustentar vida têm sido encontrados em ritmo surpreendente. Pois bem, recentemente foi descoberto mais um exoplaneta para se juntar á lista. Trata-se do Gliese 832 c. Uma super-Terra com 5 vezes a massa do nosso planeta, e foi localizado a 16 anos-luz daqui, uma distância insignificante em termos galácticos.
A descoberta foi feita por uma equipa de astrónomos liderada por Robert A. Wittenmyer, da Universdade UNSW da Austrália. A equipa realizou a descoberta utilizando 3 instrumentos espalhados pelo mundo, incluindo o já famoso espectrófago HARPS do telescópio ESO de La Silla, no Chile. Com o método de velocidade radial eles mediram as pequenas alterações na posição da estrela Gliese 832 causadas pela gravidade do novo mundo alienígena.
Gliese 832 é uma anã vermelha que possui ao menos mais um planeta, um gigante gasoso que completa uma órbita afastada em cerca de 9 anos. Já o planeta está muito mais próximo, no limite interno da região habitável da estrela, com um período de 36 dias terrestres. Esse facto leva os astrónomos a sustentar que esse sistema é uma versão menor do nosso, em que Júpiter, por desviar asteróides e cometas graças á sua imensa gravidade, é essencial para a vida na Terra.



. Catálogo de Exoplanetas Habitáveis (clic na imagem para ver em tamanho real).


. Utilizando um método de análise chamado de Índice de Similaridade com a Terra (ESI) os cientistas chegaram a um valor de 0,81 para o exoplaneta Gliese 832 c. Outros dois mundos têm valores similares, com 0,84 para Gliese 667 c e 0,83 para Kepler-62 e. Um gémeo da Terra teria um ESI de 1, fazendo desses três os melhores candidatos a conter vida. Novas observações serão necessárias para determinar se Gliese 832 c de facto é habitável, visto que a sua forte gravidade pode resultar numa atmosfera densa, onde o efeito estufa tornaria a sua superfície quente demais. Além disso, os astrónomos acreditam que outros planetas possam existir nesse sistema. 
Vamos aguardar novas descobertas....!






Sem comentários:

Enviar um comentário