Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 12 de abril de 2014

"MORADAS CELESTES" NOVO LIVRO DE JOAQUIM FERNANDES



. O professor universitário e pesquisador português Joaquim Fernandes, lançou recentemente o seu novo livro sob o título "Moradas Celestes: O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa" (Séculos XVII - XIX) (Âncora Editora, Lisboa, Março/2014).

Segundo palavras do próprio autor:

" Nesta obra são descritas visões e leituras das nossas elites intelectuais sobre o nosso lugar no cosmos, os "outros mundos" e os seus eventuais habitantes. No conjunto desta investigação são dados a conhecer factos curiosos da história da Astronomia enunciados por pensadores portugueses dos séculos XVII ao XIX como por exemplo:

. 1 A ideia da "gravitação universal" proposta pelo médico lisboeta António Luís em 1514 mais de um século antes da sua formulação matemática por Isacc Newton (1687).

. 2 A ideia defendida pelo padre António Vieira que no século XVII não acreditou que o céu fosse azul bem antes da primeira explicação científica fundamentada para tal facto pelo físico inglês John Tyndall (1820 - 1893).

. 3 A intuição do célebre Rafael Bluteau (1638 - 1734) que antecipou a existência dos satélites de Marte, descrita por Jonathan Swift, em 1727, nas famosas "Viagens de Gulliver", e 161 anos antes da sua verificação por telescópio norte-americano ASAPH ALL.

. 4 A ousada hipótese do jesuíta Inácio Monteiro, consagrado matemático, que contra todos os padrões religiosos da sua época, imaginou possível a existência, algures no Universo, de outros seres inteligentes distintos da matriz de Adão, ou seja, humanos. Afirmação ousada mesmo para os nossos dias! Ideias que afectam toda a trajectória da cultura e da ciência acidental foram anunciadas e pensadas em Portugal.

. 5 A fantástica tese "espírita", precoce no ocidente europeu e em Portugal, da tese da reencarnação e da metempsicose enunciada pela Marquesa de Alorna, a poetisa Leonor de Almeida (1750 - 1839), na sua obra poética, e que sonha "peregrinar" de "estrela em estrela", depois de deixar este mundo".




. Um livro para quem gosta de história, ciência e ficção, um livro a não perder..!





Sem comentários:

Enviar um comentário