
O modo de verificação para saber se algum sinal recebido pela sonda é ou não de um exoplaneta é feita por telescópios aqui na Terra. A sonda investiga alterações no brilho de 150 mil estrelas localizadas numa vasta região do espaço entre as constelações da Lira e do Cisne. Essas mudanças podem ser provocadas pela passagem de um planeta á frente da estrela observada.
. Sonda Kepler.
. Dois a cinco planetas por sistema solar.
. Cada um dos novos sistemas solares contem entre 2 a cinco planetas. Alguns deles estão tão próximos entre si que as suas variações gravitacionais fazem com que as suas órbitas acelerem ou abrandem. Cinco dos novos sistemas que são ; (Kepler-25, Kepler-27, Kepler-30, Kepler-31, Kepler-33), contêm pares de planetas em que o mais interior dos dois realiza duas órbitas completas ao redor da sua estrela, enquanto o outro da parte exterior só realiza uma. Entre os sistemas descobertos, o que tem mais planetas é o Kepler-33. A sua estrela é maior e mais velha que o nosso Sol. Ao seu redor existe 5 planetas com dimensões que variam entre 1,5 e 5 vezes o tamanho da Terra. Todos eles estão situados mais perto da sua estrela, do Mercúrio está do Sol.. Esquema artístico mostrando a posição orbital dos planetas.
. A ciência está a um passo de encontrar um planeta idêntico á Terra que possa conter formas de vida, quer em termos de organismos unicelulares ou de formas de vida inteligentes idênticas á nossa, ou talvez ainda mais avançadas...
Sem comentários:
Enviar um comentário