Welcome to my website

Este espaço é dedicado á divulgação de notícias, artigos e informação relacionada com o fenómeno OVNI. Desde Portugal para o resto do mundo.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

NASA ANUNCIA A DESCOBERTA DE 26 PLANETAS EM ONZE NOVOS SISTEMAS SOLARES


. A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), anunciou recentemente a descoberta de 26 planetas em onze novos sistemas solares confirmados. O achado foi confirmado pela missão da sonda Kepler, lançada em Março de 2009, para procurar numa faixa do espaço em busca de planetas que possam abrigar vida. Os novos planetas orbitam perto das suas estrelas e os seus tamanhos são variados, desde um pouco maiores que a Terra e superiores ao planeta Júpiter. As dimensões de 15 deles estão entre as do nosso planeta Terra e Neptuno. As suas órbitas levam entre 6 a 143 dias a completar ao redor da sua estrela. Observações futuras irão determinar quais serão rochosos como o nosso, ou quantos possuem atmosferas gasosas densas. Actualmente são conhecidos mais de 700 exoplanetas, e a sua contagem começou em 1995 quando o primeiro planeta a girar ao redor de uma estrela diferente do sol foi desvendado. Agora em apenas dois anos, já foram detectados e confirmados 61 exoplanetas, existindo ainda uma lista de 2.300 candidatos, o que vem a confirmar que a nossa galáxia está densamente povoada de planetas de todos os tamanhos e órbitas.
O modo de verificação para saber se algum sinal recebido pela sonda é ou não de um exoplaneta é feita por telescópios aqui na Terra. A sonda investiga alterações no brilho de 150 mil estrelas localizadas numa vasta região do espaço entre as constelações da Lira e do Cisne. Essas mudanças podem ser provocadas pela passagem de um planeta á frente da estrela observada.


. Sonda Kepler.

. Dois a cinco planetas por sistema solar.

. Cada um dos novos sistemas solares contem entre 2 a cinco planetas. Alguns deles estão tão próximos entre si que as suas variações gravitacionais fazem com que as suas órbitas acelerem ou abrandem. Cinco dos novos sistemas que são ; (Kepler-25, Kepler-27, Kepler-30, Kepler-31, Kepler-33), contêm pares de planetas em que o mais interior dos dois realiza duas órbitas completas ao redor da sua estrela, enquanto o outro da parte exterior só realiza uma. Entre os sistemas descobertos, o que tem mais planetas é o Kepler-33. A sua estrela é maior e mais velha que o nosso Sol. Ao seu redor existe 5 planetas com dimensões que variam entre 1,5 e 5 vezes o tamanho da Terra. Todos eles estão situados mais perto da sua estrela, do Mercúrio está do Sol.

. Esquema artístico mostrando a posição orbital dos planetas.

. A ciência está a um passo de encontrar um planeta idêntico á Terra que possa conter formas de vida, quer em termos de organismos unicelulares ou de formas de vida inteligentes idênticas á nossa, ou talvez ainda mais avançadas...



Sem comentários:

Enviar um comentário